quarta-feira, 27 de abril de 2016

Vagas de Carros são substituídas por mini-praças

A ocupação de duas vagas de estacionamento permite a criação de um mobiliário urbano
Vanderléia Viana 
DE São Paulo para o 99News


 Quem não deseja ficar ao ar livre, desfrutar de espaços públicos que remetam uma liberdade de espirito e de bem estar para se divertir e relaxar? Acho que a resposta seria que todos nós queremos, porém os grandes centros urbanos não oferecem muitas opções e, pensando nisso que uma ideia muito bacana surgiu inicialmente em São Francisco, nos Estados Unidos no final da primeira década do nosso século com a intenção generosa de repensar a utilização dos instintos espaços públicos através da simples proposta de criar uma mini praça como ampliação da calçada.
O conceito Parklet é bastante direto, visa à apropriação do espaço urbano coletivo pelas pessoas e para as pessoas. Sua instalação enaltece um vasto conjunto de relações  sociais, abrigando conversas formais e informais, estendendo a diversidade da calçada, e de maneira indireta, como consequência  de mais olhos nas ruas, tornando o meio público mais seguro, saudável, vivo, descontraído, leve e surpreendentemente belo. A implantação dessa área de convívio tangencia o passeio de pedestres ocupando uma ou duas vagas de estacionamento, permitindo a criação de um mobiliário urbano diverso e com traços artísticos, ainda tão raros no meio urbano.
Nessa onda, começa aparecer também aqui no Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo muito desses espaços. Na Vila Madalena, zona oeste da capital, é o bairro que em apenas uma rua têm várias mini-praças e algumas contam até com placas solares para que seus usuários possam carregar seus aparelhos eletrônicos.
Muitos comerciantes também têm se agradado com o surgimento dessas mini praças, pois instaladas em frente a bares e restaurantes, acabam por dar um charme nas ruas comerciais. A empresária Tatiana Bertoncini tem um desses parklets instalado em frente o restaurante, ao qual é proprietária e diz que melhorou muito o faturamento em  seu estabelecimento. É uma ideia alternativa que o cliente gosta muito e dá para trabalhar melhor dentro da lei junto a prefeitura". Diz Tatiana.
Ela também ressalva que as mini praças não é apenas restrita aos clientes do estabelecimento, mesmo que estas fiquem com uma corrente quando o restaurante esteja fechado, uma vez que não tem ninguém para fazer um monitoramento.
O funcionário Bruno Nascimento conta que o surgimento das mini praças aumentou muito o movimento das pessoas  no estabelecimento ao qual trabalha, ele também acrescenta que o movimento durante o dia é bem intenso, assim como no período noturno, onde os bares tende a ter mais pessoas.



0 comentários:

Postar um comentário

Arte & Cultura