quarta-feira, 11 de maio de 2016

Biblioteca Mário de Andrade

Biblioteca Mário de Andrade
passa ser multifuncional


Cláudio Fernandes 
Do 99 news em São Paulo 12/04/2016                                            


Biblioteca Mário de Andrade, resgata sua história com uma participação do público
A BMA (Biblioteca Mário de Andrade) não é apenas um local para pesquisas escolares, universitários ou simplesmente ler um livro, ela é muito além, e atende o conceito de um lugar de entretenimento, lazer, de encontros e bate–papo com os amigos, um lugar culturalmente para o público multifuncional.


Luiz Armando Bangolin
Crédito: Cláudio Fernandes
Em entrevista concedida para Rádio Estadão, em 29 de setembro de 2015, ao radialista Vinicius França, o diretor da BMA, Luiz Armando Bangolin, (foto: acima)  fala sobre a importância para o público, e da nova programação: "Depois da Biblioteca Nacional do Rio, a Mário de Andrade é a principal do país e da América Latina, nós temos 55 mil obras raras. diz ele: "A cerca de um ano e meio nós estamos planejando fazer a expansão do atendimento da BMA por que a Mário de Andrade hoje, no horário normal dela das oito horas da manhã às oito e meia da noite, e no sábado das dez às cinco da tarde ela não funciona aos domingos e atende cerca de 1200 pessoas por dia. É a biblioteca de maior atendimento em São Paulo e no Brasil: "Nós vamos fazer viradas noturnas preparando a biblioteca para a partir do final deste ano ainda, ela ser full time (24 horas) que é o único no Brasil".


A supervisora de atendimento da BMA Katia Santos, conta um pouco sobre o horário intensificado das visitas: "O fato de ter intensificado o horário das visitas guiadas, as visitas orientadas, existe uma série de percepções que vem à tona para uma bibliotecária que mandou um e-mail para cá, dizendo que precisava fazer uma visita técnica aqui na biblioteca e eu fiz essa visita com ela. Ela é de Minas Gerais. Na visita guiada nós temos entendido uma série de anseios do público, de públicos diferentes. Por exemplo: Atendemos um grupo de travestis, que nunca entraram aqui. A ideia foi quebrar esse paradigma"

O senhor Wolglas Pereira, fala da sua satisfação em frequentar a BMA, mas também, da sua insatisfação com o tratamento ao usuário: "Eu sempre critiquei, um patrimônio desse porte, não abrir à noite em uma megalópole que nós vivemos, também não deixar disponível para utilizarmos no fim de semana. Que a quantidade de gente que mora aqui na região central é muito grande. Afirma ele, que tem considerado maravilhosa o fato de a biblioteca estar sempre aberta: "Então eu estou achando maravilhoso mesmo que ainda não está 24 horas, principalmente a itinerante está 24 horas, mas a parte do meio é até meia-noite, então eu sou um frequentador assíduo", afirma Wolglas que se diz beneficiado em estar aqui: "Eu sempre fui a favor de que a biblioteca para o público que frequenta. Muita gente frequentando, agora começou a vir um público que frequenta 24 horas. Frequenta. Principalmente que o governo deu esse incentivo para as universidades se firmarem aqui no Centro, para trazer um público mais jovem para o Centro". 

A segurança está terceirizada, muita gente grossa não te atendendo como deveria, outra apesar de estar aberta 24 horas a limpeza não é 24 horas. Os banheiros se você for usar as duas horas da manhã está horrível.

0 comentários:

Postar um comentário

Arte & Cultura